mercredi 23 avril 2008

Mouvement Xingu vivant pour toujours

26.03.08
Movimento Xingu Vivo Para Sempre 


Discutir o destino do Xingu é decidir o destino de nossas vidas


CONVITE

Sentiremo-nos honrados em poder contar com a sua presença no Encontro Xingu Vivo para Sempre, cujo objetivo será realizar uma Avaliação sobre os Projetos Hidrelétricos na Bacia do Rio Xingu, a partir da visão das populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas que vivem nessas áreas, movimentos sociais rurais e urbanos, pastorais religiosas, cientistas, estudantes e ambientalistas.

O Encontro acontecerá no período de 19 a 25 de maio de 2008, na cidade de Altamira, no Pará.

No encontro de lideranças indígenas de 2007, ouvimos o expressivo clamor desses povos solicitando-nos que em 2008 fosse realizado um grande evento com presença significativa de todos os povos indígenas da Bacia do Xingu bem como de toda a sociedade civil organizada não-indigena empenhada na construção de um futuro digno para todos e todas. O objetivo é reafirmarmos juntos que
NÃO QUEREMOS BARRAGENS NO RIO XINGU e defendemos um novo modelo de desenvolvimento.

Somamos nossa voz ao grito dos povos indígenas não apenas pela legitimidade do clamor manifestado, mas também por entender que a construção do futuro cabe a todos nós e, portanto, essa luta em defesa da vida também é nossa.

Nesse evento os povos indígenas e todos os segmentos que tem posições contrárias ao enclave do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte - AHE/BM querem ser ouvidos e respeitados pelas autoridades governamentais municipais, estaduais e federais. Queremos explicar que temos motivos econômicos, sociais, culturais, éticos, ecológicos e espirituais para não aceitar que seja cometido um desastre ambiental no rio Xingu pelo qual pagarão todos os povos que vivem nessa região e as futuras gerações.

Nesse sentido, a Comissão Organizadora do evento, formada pelo Fórum Popular de Altamira, a Prelazia do Xingu, Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Fórum de Direitos Humanos Dorothy Stang (FDHDS), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará - SINTEPP, Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira Campo e Cidade - MMTA-CC, Federação dos Trabalhadores na Agricultura - (FETAGRI), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Fundação Tocaia, Fundação Elza Marques, Pastoral da Juventude, entre outras entidades locais, apoiadas pelo Instituto Socioambiental - ISA e outros organismos nacionais e internacionais, reitera a importância da presença de todos e todas informando que o Encontro contará com a presença de todos os povos indígenas da Bacia do Xingu reunindo os Estados do Pará e Mato Grosso, populações ribeirinhas, agricultores familiares, populações urbanas. Centenas de pessoas, durante uma semana, estarão na cidade de Altamira discutindo o destino que querem para o Rio Xingu e para suas vidas.

No aguardo de sua confirmação, antecipamos agradecimentos e salientamos que informações mais detalhadas sobre a agenda do evento serão enviadas nos próximos dias.

Pela Comissão Organizadora do Encontro:

Dom Erwin Krautler
Bispo da Prelazia do Xingu
domererwin@mac.com

Antonia Melo da Silva
Representante do Movimento Xingu Vivo para Sempre

Ana Paula Santos Souza
Coordenadora Geral da Fundação Viver Produzir e Preservar

Aucun commentaire: